Dicas para pular o Carnaval, gastando pouco
- Samuel Barbi
- 22 de fev. de 2023
- 2 min de leitura

Vem aí o Carnaval! Após quase três anos de restrições nas festividades, 2023 promete ser a retomada total da farra. O carnaval é visto como uma celebração da vida e do prazer, e é uma época em que as pessoas saem às ruas para dançar, cantar e se divertir juntas. Mas, como aproveitar ao máximo sem ter aquele prejuízo gigante na fatura do cartão de crédito? Aqui estão algumas dicas para aproveitar o carnaval, gastando pouco:
1. Viva os bloquinhos!!! Consulte o BI da folia:
Os bloquinhos de rua são um dos principais eventos da festa. Ótimas opções para quem quer se divertir sem gastar muito dinheiro, já que a maior parte deles é gratuita. Além do mais, os bloquinhos de rua são uma oportunidade para as pessoas se unirem, independentemente de preconceitos e classes sociais, uma forma animada e divertida de participar do carnaval com amigos e familiares.
Não sabe onde e quando vão acontecer os bloquinhos de Beagá? Consulte o BI da folia (#dashbroquer) neste link e decida onde vai purpurinar a cidade. Para quem deseja uma experiência mais privativa, no link você também encontra bloquinhos pagos, com preços bem acessíveis, variando entre R$10 e R$ 55.
2. Tenha um orçamento
Ter um orçamento é crucial para controlar gastos, planejar as despesas, evitar dívidas e ter uma experiência mais tranquila. Ao estabelecer seus limites, você sabe quanto dinheiro pode despender durante a festa e evitar gastos que estejam além das suas possibilidades, permitindo que você aproveite o carnaval de forma mais completa e saudável.
3. Beba com moderação
Todos sabemos que bebidas alcoólicas em excesso podem trazer graves consequências para a saúde, além de aumentar o risco de acidentes e ferimentos. Mas o seu bolso também fica em risco, pois as bebidas afetam seu julgamento e fazem você se sentir rico por alguns momentos. No fim do mês, a fatura do cartão chega e, com ela, bate aquele arrependimento. Bebidas alcoólicas são excelentes, desde que consumidas com moderação.
4. Para quem vai viajar
Planeje sua viagem com antecedência. Cuidado com os preços de passagens e hospedagens que nesta época do ano ficam muito inflacionados. Ficar na casa de amigos, alugar um quarto em uma casa ou apartamento, ou escolher um hotel ou hostel de categoria mais baixa pode ajudar a controlar as despesas. Preparar sua própria comida em vez de comer em restaurantes também ajuda a manter os gastos sob controle.
5. Encontros em casa ou sítio
Encontrar com os amigos em casa ou em sítios durante o carnaval é uma boa ideia porque é mais barato, você tem mais controle sobre o ambiente, pode ser mais flexível com horários e comida, e é mais privado do que ir a um evento público lotado. Essa costuma ser minha opção favorita para comemorar o carnaval! Algumas vezes juntamos amigos e contratamos alguém para cozinhar, limpar as coisas e nos servir. Ao dividir as despesas a gente se surpreende com o tanto que essa opção é barata e confortável.
Lembre-se de que o carnaval é uma época para se divertir e curtir a vida, então não fique muito grilado em economizar, apenas gaste com responsabilidade (dentro de suas possibilidades) e aproveite a festa.
13/02/2023
Samuel Barbi
Mentoria Financeira
Comments